Recadastramento de aposentados do Estado tem inÃcio em 47 órgãos
Â
A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) inÃciou a primeira etapa do recadastramento 2013 dos aposentados junto à Previdência Estadual. O chamamento contempla mais de 10,5 mil servidores inativos de 47 órgãos da administração pública.
Â
Os aposentados estão sendo convocados por meio de mensagem impressa no contracheque e têm até o final do mês de fevereiro para se apresentar a uma das 41 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) espalhadas pelo estado.
Hora marcada - O recadastramento também pode ser realizado com hora marcada. O agendamento pode ser feito para a sede da Previdência Estadual, no Brotascenter, em Salvador, (3116-5437/5440), e também nos Postos SAC do Shopping Paralela e Passeio Norte (0800 071 5353/4020 5353).
Â
Para efetivar o recadastramento, os inativos devem estar munidos dos originiais ou cópias autenticadas da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço, com emissão de até três meses.
Â
Caso o aposentado esteja acometido de doença grave, impossibilitado de se locomover ou ausente do domicÃlio, o recadastramento poderá ser realizado por meio de procuração por instrumento público, ou mediante formulário de representação disponibilizado pela Previdência Estadual.
Â
Os casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev.
       Â
Educação, PM, Saúde - Já os 1.652 aposentados, oriundos da Secretaria da Educação e da PolÃcia Militar (PM) e que não compareceram para o recadastramento do ano passado, devem regularizar seus dados cadastrais junto ao órgão. O pagamento da aposentadoria será reativado em folha especial a partir do comparecimento a uma das unidades descentralizadas de atendimento. Do total de faltosos, 1.016 são da SEC e 636 da PM.
Â
Em março, será a vez dos aposentados da Secretaria da Saúde (Sesab). A ação de recadastramento visa, além de atualizar os dados dos inativos, coibir fraudes e pagamentos irregulares. Desde 2007, o Estado já suspendeu 1.870 benefÃcios pagos de forma irregular, gerando uma economia de R$ 73,2 milhões aos cofres públicos.
Â
Mais informações, como os endereços da Previdência Estadual em Salvador, das unidades dos Centros de Atendimento Previdenciário (Ceprev) e dos Pontos Cidadão, além da lista de documentos exigidos e dos órgãos convocados estão disponÃveis no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). O recadastramento é coordenado pela Saeb.